A prefeitura de Amparo, na região de campinas, sequer esperou a reclassificação que será anunciada pelo governo paulista nesta sexta-feira, 14, e já aplicou as regras das fases laranja e vermelha do Plano SP no município. A medida emergencial foi tomada por causa do aumento da incidência dos casos de covid-19, aliado a falta de leitos de UTI para pacientes infectados pelo novo coronavírus. O decreto da prefeitura foi assinado na quarta-feira, 13, e estabelece as normas mais rigorosas aos finais de semana.
Segundo o governo paulista, atualmente a cidade está na fase amarela e decidiu por conta própria regredir na classificação. O decreto proíbe ainda a locação de imóveis para temporada e veraneio. O prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, disse que não há alternativa para o município a não ser a ampliação das restrições. Segundo ele, o sistema de saúde local está colapsado. “É uma decisão que nenhum prefeito que lida diretamente com o público e que tem a questão política, evidentemente gostaria de tomar. Nós estamos vivendo aqui em Amparo uma situação muito, muito, muito difícil. Os hospitais estão colapsados, não temos vagas nas enfermarias dos dois hospitais”, afirma.
Desde o início da pandemia até a assinatura do decreto, Amparo registrou 1.960 casos de covid-19 e 39 mortes. Apenas no dia da assinatura foram 130 novos casos.