Ouça ao vivo

Atrasos podem fazer Viracopos ter relicitação em 2022

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, pode continuar esperando por soluções em 2021. O novo leilão, antes previsto para o terceiro trimestre deste ano, pode acontecer só em 2022 por conta dos atrasos no processo, segundo previsões do próprio Ministério da Infraestrutura.

No fim de 2020, a União adiou a entrega dos estudos que vão definir a relicitação. Foi a terceira vez que isso aconteceu. Apesar disso, a Aeroportos Brasil, que administra o local, conta com uma medida extrajudicial independente para definir os detalhes de quem vai pagar as indenizações.

O contrato de concessão foi assinado em 2012 com duração de 30 anos e a administradora espera uma saída para o montante referente aos investimentos feitos e que não foram amortizados. Há ainda expectativa sobre o suposto ressarcimento financeiro a ser pago pelo governo federal.

No entendimento da concessionária, a União não cumpriu com regras previstas no acordo assinado há cerca de nove anos e também não deu andamento aos pedidos de reequilíbrios feitos pelo aeroporto desde então, o que teria contribuído para a crise econômica do empreendimento.

A chamada arbitragem, que vai definir os pontos levantados pela Aeroportos Brasil, vai custar R$ 6 bilhões. A relicitação do Aeroporto de Viracopos é a esperança para solucionar a situação que gerou uma dívida de R$ 2,88 bilhões. O complexo é o primeiro do Brasil a devolver a concessão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.