Os idosos e os cuidadores de instituições de Campinas serão imunizados contra a covid-19 a partir desta quarta. A vacinação, segundo o prefeito Dário Saadi, do Republicanos, começa pelo Lar dos Velhinhos. A ideia é evitar que as contaminações sejam ampliadas entre o público que corre o maior risco.
“Já estão na programação os idosos institucionalizados, que são aqueles que ficam em casas de longa permanência. Inclusive, receberão vacinas do primeiro e não do segundo lote”, diz.
Ao todo, 6 mil doses foram reservadas para idosos e profissionais que trabalham nesses locais. Os imunizantes fazem parte da remessa de 24,9 mil da CoronaVac, recebida na última semana. A diretora da Vigilância em Saúde municipal, Andrea Von Zuben, afirma já ter o plano definido.
“São cerca de 6 mil pessoas, entre cuidadores, profissionais e idosos desses ambientes. Já temos todo o itinerário e o percurso definidos. Então, começaremos pelo Lar dos Velhinhos”, detalha.
Apesar do início da programação para os lares de idosos, as próximas datas e os nomes dos outros estabelecimentos do tipo não foram detalhados durante a coletiva de imprensa da Prefeitura.
A medida segue o exemplo de outros municípios da região, como Americana e Valinhos, e também do Rio de Janeiro. O intuito é impedir o surgimento de surtos entre os públicos suscetíveis.