Ouça ao vivo

Campinas deverá regredir para fase laranja na sexta-feira

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

A região de Campinas deverá regredir para a fase laranja do Plano São Paulo caso haja reclassificação na sexta-feira (22). Nesta quarta-feira (20) há ao menos dois indicadores que colocariam na fase laranja a região do Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7).

De acordo com os cinco critérios utilizados para reclassificação, a região está na seguinte situação:

Critério 1 – Ocupação de Leitos UTI Covid, que tem peso 4 na avaliação: 70,5% (Na reclassificação anterior era 69,6%). Isso representa fase amarela ou laranja. Na fase laranja esse índice fica entre 70% e 80%. A Fase Amarela não tem índice estipulado. A fase verde é abaixo de 70%.

Critério 2 – Número de Leitos por 100 mil habitantes, que tem peso 1: Atualmente o DRS-7 tem 15,5 leitos por 100 mil habitantes (eram 15), o que se enquadra na fase verde, pois está acima do limite mínimo de 5 leitos por 100 mil habitantes para esta fase.

Critério 3 – Número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com peso 1: A região apresenta 409,4 novos casos por 100 mil habitantes (eram 322,4). O número se enquadra na fase laranja, pois está acima de 360.

Critério 4 – Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias , com peso 3: A região apresenta índice de 41,2 (era 37,5), o que representa Fase Amarela, que é quando esse número fica entre 30 e 60. Mesmo com a margem de erro de 10% não há alteração.

Critério 5 – Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com peso 1: Índice de 5,7 (era 5,3), o que, mesmo com a margem de erro de 10%, deixaria a região na Fase Amarela, que é entre 3 e 8.

Portanto, há um indicador na fase verde, dois na amarela e dois na laranja. Como basta um indicador em fase mais restritiva, os indicadores que deixam a região na fase laranja prevalecem.

Segundo o portal UOL, integrantes do comitê estadual de contingência do combate à Covid-19 informaram que todas regiões que estão na fase amarela irão regredir em uma classificação que deverá ocorrer na sexta-feira (20).

Já o DRS-10, de Piracicaba, que já se encontra na fase laranja desde a última sexta-feira (15), deverá continuar na mesma fase. Nesta quarta-feira a região tem dois índices que se enquadram na fase verde, dois na amarela, e um na fase laranja. Mesmo cenário observado na sexta-feira, quando o número de novos casos para cada 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores provocou a regressão. O índice está em 468,2, bem acima dos 360, limite entre as fases amarela e laranja.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.