O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira que profissionais de cinco hospitais do interior já começam a receber a vacina contra a covid-19. Campinas é um desses municípios, com a imunização iniciando no Hospital de Clínicas da Unicamp.
Além de Campinas, os HC de Botucatu, Marília e Ribeirão Preto, além do Hospital de Base de São José do Rio Preto, já receberam doses da CoronaVac e começam a vacinar os profissionais de saúde no máximo nesta terça.
O governador João Dória (PSDB) anunciou que o Instituto Butantan já fez à Anvisa o pedido de autorização emergencial de um segundo lote de vacinas, para dar continuidade ao plano de imunização.
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que espera a liberação do governo da China para receber mais matéria-prima e continuar a produção da vacina em larga escala.
O aumento no número de casos, internações e mortes pela covid-19 neste início de ano faz que o Estado enfrente o pior momento da pandemia segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
O Governo criou um site para pré-cadastro dos grupos prioritários, que deve evitar aglomerações no momento da vacinação. O endereço é vacinaja.sp.gov.br. Mais uma vez, o governador disparou críticas ao Governo Federal. Dória afirmou ter estranhado o silêncio do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) após a primeira pessoa ser vacinada em São Paulo.