A prefeitura de Campinas inicia nesta tarde, a partir das 17 horas, o agendamento de profissionais de saúde que serão contemplados para receberem a dose da vacina da AstraZeneca nas próximas semanas. O município vai receber um lote de 12 mil doses da vacina, que se somam as quase 25 mil da CoronaVac, que já estão sendo aplicadas. O grupo prioritário para a imunização segue sendo de profissionais da saúde, que somam mais de 60 mil no município.
Com isso será necessário priorizar esse grupo, garantindo a vacinação do profissional que tver mais exposto ao vírus. Deste modo, o agendamento será destinado exclusivamente aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, técnicos laboratoriais e motoristas de ambulâncias, nesta ordem. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que o critério adotado para a segunda fase da vacinação de Campinas é o mais justo no momento, para garantir a integridade de profissionais que atuam expostos ao novo coronavírus. “Nós listamos todos os profissionais de saúde, que constam dentro da lista que o ministério da saúde e a secretaria de saúde do estado encaminhou. Identificamos aquelas profissões que tiveram mais notificações de casos de covid-19 durante a pandemia. Esse critério, nós entendemos que é o mais justo para essa fase em que chegarão apenas 12 mil doses e nós não conseguiremos nesse momento para todos os profissionais de saúde”, afirma.
O profissional de saúde que ainda não se vacinou e está no grupo priorizado pela prefeitura, poderá se cadastrar no site vacina.campinas.sp.gov.br.