Pela segunda vez em menos de um mês, a agência do INSS da Rua Barreto Leme, no centro de Campinas, sofreu infiltração e estragos por conta das chuvas. Além da inundação, as placas do forro caíram novamente, o que fechou o local e impede que o atendimento aconteça nesta quinta.
Os primeiros problemas aconteceram em 06 de janeiro, quando o teto foi afetado. Mas desta vez, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Previdência de Saúde, Cristiano Machado, a situação é pior, porque a água se espalhou pelo térreo, local em que os segurados são atendidos.
Por conta disso, quem tinha perícias médicas agendadas teve que remarcar os procedimentos. A situação, na opinião de Cristiano, é reflexo do que considera um descaso com os serviços, já que há indícios de problemas estruturais no telhado. Ele pede, inclusive, que uma avaliação seja feita.
“Esse alagamento em Campinas é mais um fato que demonstra descaso do governo, o que prejudica aquela parcela de trabalhadores que estão doentes e que estão sem renda. Isso acontece tanto por conta desse fechamento, quanto por conta da fila do processo”, afirma Machado.
Com a porta fechada, a unidade teve movimento de pessoas do lado de fora. Dois vigilantes e um funcionário informavam sobre o fechamento e passavam os dados necessários aos segurados. As remarcações, no entanto, não aconteciam para datas próximas, mas somente a partir de 22/03.
Enquanto a agência ficou fechada, funcionários retiraram a água, removeram as placas da cobertura e fizeram a limpeza das salas. Não havia previsão sobre quando o trabalho terminaria. E até o fechamento desta reportagem, não havia uma definição de prazo para a reabertura.
Veja o vídeo feito pelo diretor regional do sindicato: