Ouça ao vivo

Ciclistas cobram ampliação de ciclovias

Foto: Créd - Gabriella Zanardi

Ciclistas em Campinas estão se mobilizando para cobrar da Prefeitura a ampliação das ciclovias na cidade e fomentar a participação popular. Devido ao cenário pandêmico, as mobilizações estão ocorrendo de foram virtual através das redes sociais.

De acordo com, Lucas Guima, representante do Coletivo de Ciclistas de Campinas e membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, a gestão passada se comprometeu em construir 100 quilômetros de ciclovias. A promessa, segundo ele, foi feita em 2012 no primeiro ano do governo Jonas. Ele lembra que os trabalhos foram acelerados no ano passado, porém, nem metade da promessa foi cumprida.

A falta de ciclovias em Campinas ocorre principalmente na periferia, onde boa parte da população utiliza a bicicleta para ir ao trabalho. O Representante do Coletivo de Ciclistas de Campinas e membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte lembra que o projeto original do BRT contemplava a inclusão de ciclovias, porém, a medida foi retirada.

A promessa de ampliação das ciclovias foi feita também pelo atual Prefeito, Dário Saadi, durante a campanha eleitoral do ano passado. O Prefeito inclusive, segundo Lucas Guima, assinou a Carta Compromisso em prol da Mobilidade Sustentável.

Em nota encaminhada a reportagem a Emdec informou que a cidade conta atualmente com 60 km de rotas cicloviárias e que até o próximo mês de abril, a atual Administração vai entregar mais 12 km de novas ciclovias. A nota esclarece que o Plano Cicloviário foi elaborado pela Emdec e construído com a participação da sociedade. O plano prevê mais de 180 quilômetros de ciclovias, nas diversas regiões do município.

Sobre a construção de ciclovias ao longo dos corredores BRT, a Emdec reafirma que o transporte público coletivo e a bicicleta são modais de transporte complementares e não concorrentes. Os projetos de mobilidade integrada previstos para as regiões de implantação dos corredores BRT incluem a construção de ciclovias alimentadoras, ligando os bairros a terminais e estações. Todos os projetos ilustram, o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, aliando a mobilidade ativa com o transporte público coletivo.

No último dia 23, o integrantes do Coletivo de Ciclistas de Campinas participaram de um ato presencial no Largo do Rosário. De acordo com Lucas Guima, a data foi escolhida, justamente, para marcar os oito anos de promessas que foram cumpridas pela metade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.