Covid-19 expõe a falta de estrutura da indústria nacional

foto: GOVESP

A dificuldade do Brasil para a aquisição dos insumos necessários na produção da vacina contra a Covid-19 evidenciou o grande problema estrutural da indústria farmacêutica brasileira.

De acordo com o professor do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, o país nunca se interessou em investir no desenvolvimento dos insumos, principalmente no chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo, identificado pela sigla IFA e que proporciona o efeito terapêutico dos medicamentos e vacinas.

Segundo ele, o relatório da ANVISA de outubro do ano passado, mostra que do percentual de 95% de todo produto utilizado pela indústria nacional, 35 % foram importados da China e 37 % da Índia. O restante, dos Estados Unidos e países da Europa.

Para Luiz Carlos Dia, o Brasil funciona como uma espécie de montadora de medicamentos. De acordo com ele, a urgência para a fabricação da vacina o Instituto Butantan selou acordo para a transferência de tecnologia com a chinesa Sinovac, para a fabricação da CoronaVac, a única vacina disponibilizada para o Brasil até agora. Acordo semelhante foi firmado pela Fiocruz com a Universidade de Oxford e licenciada à farmacêutica AstraZeneca.

Na primeira etapa do acordo do Butantan, que inclui 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, o instituto recebeu 6 milhões de doses do  produto prontos para serem usado. Na sequencia irá formular e envasar a vacina e numa ultima etapa poderá fabricar o insumo.

Por enquanto segundo o professor do Instituto de Química da Unicamp, cabe ao Governo resolver os impasses diplomáticos, pois, o pais ainda depende dos insumos importados. Ele acredita que a partir de março ou abril o Instituto Butantan irá estar com produção da vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PA Zanaga passa a oferecer atendimento pediátrico 24h em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.