Ouça ao vivo

Covid-19 expõe a falta de estrutura da indústria nacional

foto: GOVESP

A dificuldade do Brasil para a aquisição dos insumos necessários na produção da vacina contra a Covid-19 evidenciou o grande problema estrutural da indústria farmacêutica brasileira.

De acordo com o professor do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, o país nunca se interessou em investir no desenvolvimento dos insumos, principalmente no chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo, identificado pela sigla IFA e que proporciona o efeito terapêutico dos medicamentos e vacinas.

Segundo ele, o relatório da ANVISA de outubro do ano passado, mostra que do percentual de 95% de todo produto utilizado pela indústria nacional, 35 % foram importados da China e 37 % da Índia. O restante, dos Estados Unidos e países da Europa.

Para Luiz Carlos Dia, o Brasil funciona como uma espécie de montadora de medicamentos. De acordo com ele, a urgência para a fabricação da vacina o Instituto Butantan selou acordo para a transferência de tecnologia com a chinesa Sinovac, para a fabricação da CoronaVac, a única vacina disponibilizada para o Brasil até agora. Acordo semelhante foi firmado pela Fiocruz com a Universidade de Oxford e licenciada à farmacêutica AstraZeneca.

Na primeira etapa do acordo do Butantan, que inclui 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, o instituto recebeu 6 milhões de doses do  produto prontos para serem usado. Na sequencia irá formular e envasar a vacina e numa ultima etapa poderá fabricar o insumo.

Por enquanto segundo o professor do Instituto de Química da Unicamp, cabe ao Governo resolver os impasses diplomáticos, pois, o pais ainda depende dos insumos importados. Ele acredita que a partir de março ou abril o Instituto Butantan irá estar com produção da vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.