Ouça ao vivo

Dengue tipo 2 ainda preocupa na pandemia

Ainda há notificações que podem ser confirmadas e por isso Campinas não fechou os números da dengue de 2020. Mas a doença preocupa o município porque os sintomas inicialmente podem ser confundidos com os da covid-19, o que pode atrasar e atrapalhar o atendimento e o tratamento.

O alerta é da coordenadora do Programa de Arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde da cidade, Heloisa Malavasi. Segundo ela, o sorotipo 2, que circula desde 2019, manteve a transmissão entre as pessoas suscetíveis e por isso os casos positivos fazem a atenção redobrar.

“As pessoas que podem pegar a dengue, que a gente chama de ‘suscetíveis’, não se esgotaram. O que preocupa é que a transmissão está mantida em meio a uma pandemia de covid-19 e os sintomas iniciais das doenças, como febre e dor no corpo, podem se confundir”, explica ela.

Questionada sobre o que a população deve fazer caso sinta algum dos sinais dos vírus, Malavasi orienta que uma unidade de saúde seja procurada pelos moradores para que uma avaliação clínica ocorra. Dificuldades e alterações respiratórias, por exemplo, estão mais ligadas à covid-19.

Com a circulação do sorotipo que causou uma epidemia de dengue em 2019, a prevenção e o enfrentamento seguem, porque o intuito é manter o foco nos criadouros. Atualmente, conforme Heloísa, há situações de alta monitoradas no Taquaral, no Satélite Íris I e no São Cristóvão.

“Estamos investigando casos nas regiões do Taquaral, do Satélite Íris I e do São Cristóvão. Estamos com equipes municipais de segunda a sábado, quando são feitas orientações e a retirada de criadouros. E, quando é detectada a transmissão nesses locais, ocorrem as nebulizações”, diz.

As citações a bairros de diferentes regiões comprovam a transmissão geral em Campinas. Nas regiões noroeste e sudoeste, onde ficam os distritos do Ouro Verde e do Campo Grande, respectivamente, por exemplo, os números de infectados já passaram de mil no ano passado.

Na região norte, são 953 casos em bairros como Jardim Eulina, São Marcos e o distrito de Barão Geraldo. A leste, que envolve Taquaral e Cambuí, e a sul, do Campo Belo, são as que menos tiveram confirmações. Ao todo, até o último balanço, a cidade registrou 3.943 notificações em 2020.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.