Ouça ao vivo

Fiesp entra na justiça contra pacote tributário do Governo do Estado

O aumento das alíquotas tributárias, levou a Federação das Industrias do Estado de São Paulo, a FIESP, a entrar na justiça contra o Estado.

De acordo com o assessor de assuntos estratégicos da instituição, André Rebelo, a carga tributária elevada afeta toda a cadeia produtiva. Em plena pandemia, nem mesmo a área da saúde e de alimentos escaparam do aumento nos impostos.

A FIESP segundo Andre Rebelo, se apôs ao pacote tributário, mesmo assim, ele foi aprovado. Diante da situação a entidade entrou na justiça.

De acordo com André Rebelo, o impacto do pacote tributário reflete na inflação em todo o país e tira a competitividade da industria paulista. Outro aspecto negativo foi a elevação dos tributos pagos pelos pelas pequenas empresas através do simples paulista, como é o caso dos açougues, o que afeta diretamente o preço da carne para o consumidor final.

A industria , segundo os dados da FIESP, fechou o ano de 2020 com patamares superiores ao período que antecedeu a pandemia. O índice em relação a fevereiro foi 3% maior em todo o país, no Estado de São Paulo chegou a 2% superior. Já no varejo o índice também ficou entre 4 e 5% acima do registrado em fevereiro.

O desafio agora, segundo o assessor de assuntos estratégicos da FIESP, é manter o patamar de crescimento. Porém, os indicadores de confiança das empresas e também dos consumidores estão em baixa. Uma das razões foi o fim do auxilio emergencial que injetou mais de R$ 300 bi na economia para fazer frente a perda de renda.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.