IGP-M em alta faz aluguel disparar

Foto: Flávio Botelho

O Índice Geral de Preços – Mercado, o (IGP-M), usado para reajustar o contrato do aluguel de imóveis acumula uma alta de 25,31 nos últimos 12 meses. Em 2020 o índice subiu 23,5%. No primeiro mês de 2021, a alta foi de 2,58%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas.

O índice acumulado é o que será utilizado para o reajuste de contratos de aluguel que fazem aniversário neste mês. Neste cenário, há quem já esteja adotando outro índice nos contratos novos.

De acordo com o Presidente da Comissão de Direitos e Valores Imobiliários da OAB Campinas, Renato Savy, o IGPM pode ser substituído pelo IPCA, porém, tudo vai depender da negociação entre locador e locatário.

A Diretora Regional do Secovi em Campinas, Kelma Camargo, lembra que o mercado de locação vive do entendimento e assim como ocorreu quando o IGP-M ficou negativo, as negociações estão adotadas. De acordo com ela, a manutenção ou a trocar por outro índice, não vai altera em nada as características do contrato.

O Presidente da Comissão de Direitos e Valores Imobiliários da OAB Campinas, Renato Savy, afirma que diante do judiciário vale o que está pactuado. Ele faz questão de frisar, que sempre que houver uma negociação ela precisa ser expressada por escrito no contrato firmado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Psicólogo é condenado a 55 anos de prisão por estupro de pacientes em Valinhos

Frente fria chega ao Estado de SP, mas região de Campinas ainda enfrenta calor 

Centro de Campinas tem bloqueio de trânsito neste Dia do Soldado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.