Justiça cancela multas aplicadas pelo ex-secretário de transportes

Foto : Flávio Botelho

As multas de transito aplicadas pelo ex-secretário de municipal de Transportes, ex- presidente da Emdec e atual secretário de Infraestrutura da cidade, Carlos José Barreiro, foram todas canceladas pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, Wagner Roby Gidaro. A decisão foi tomada em ação civil de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual, porém, ainda cabe recurso.

O MP pediu a declaração de nulidade das autuações realizadas, com restituição aos contribuintes dos valores ilegalmente recolhidos em virtude das infrações praticadas dos últimos cinco anos. Além disso pediu, também, a condenação do ex-secretário municipal de transportes por lavrar os autos de infração de forma pessoal e sem a observância dos requisitos de competência. No total foram canceladas 90 multas.

O magistrado julgou parcialmente procedente a ação movida que, também, envolveu a Emdec e o próprio município. Ele declarou nulos todos os autos de infração lavrados pelo secretário e determinou que a Emdec cancele as anotações nos prontuários dos motoristas, inclusive, no Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. As medidas têm de ser tomadas no prazo de 60 dias a partir do trânsito em julgado desta decisão tomada no último dia 15 de janeiro.

O juiz livrou o ex-secretário da condenação de improbidade, já que na visão dele, , Carlos José Barreiro, não agiu com a intenção de ferir a lei. O ex-secretário terá de pagar todas as custas do processo e eventuais custas que a Emdec tenha para o cumprimento da ordem prevista na decisão da Justiça.

Em nota encaminhada a imprensa a Emdec informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão. Mas, esclarece que o processo será remetido ao Tribunal de Justiça para reexame necessário, não se tratando de decisão definitiva e aguarda a decisão final do Tribunal.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PA Zanaga passa a oferecer atendimento pediátrico 24h em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.