As lojas do varejo iniciaram a já tradicional liquidação de janeiro, que segue até domingo, dia 10. Nas vitrines, são anunciados descontos de até 70% nos produtos de todos os tipos. Mas o fortalecimento das vendas online no período de pandemia fez com que as empresas também apostassem no e-commerce, buscando o cliente que ainda não vai aos centros comerciais.
O professor de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, projeta injeção de recursos na economia com a liquidação, mas ainda abaixo do período pré-pandemia.
Na Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, o movimento de pedestres já cresceu em relação aos primeiros dias de 2021. Muitos consumidores, porém, estão “apenas dando uma olhada” e não encontraram produtos com preços atrativos, como a diarista Patrícia Thomaz da Silva.
A migração dos clientes para o comércio eletrônico influencia na criação de postos de trabalho nas lojas físicas, mas o mercado vai se adaptando com novas vagas, segundo o economista Roberto Brito de Carvalho.
O aposentado Natalino Amadi já fez compras pela internet, mas ainda dá preferência aos produtos nas lojas físicas.
O faturamento do e-commerce subiu 51% na Região Metropolitana de Campinas no último Natal, com quase R$ 200 milhões em vendas. Tanto na internet quanto nas lojas físicas, outro atrativo oferecido ao consumidor é o parcelamento de até 30 meses para o pagamento de produtos.