Ouça ao vivo

População se adapta à fase vermelha em Amparo

Foto: Danilo Braga

A adoção da fase vermelha neste sábado, dia 16, em Amparo, na região de Campinas, tem o apoio da maior parte da população. A decisão de se antecipar à reclassificação do Plano SP foi motivada pela alta nos casos de covid-19 e a falta de leitos de UTI.

Nas ruas da cidade, a medida da prefeitura é vista como necessária, mesmo que diminua o movimento e afete diretamente o comércio. Essa é a opinião, por exemplo, de Sidnei Tanghinolli, dono de uma padaria na região central, que montou um balcão na entrada.

Limitando a entrada no local e usando a máscara, diz respeitar as regras para que a situação seja superada o mais rápido possível. “Tem muita gente que não tá digerindo, porque o comércio tá sendo muito prejudicado. Mas pra mim é válido pra prevenir” afirma.

Perto da prefeitura, outra padaria removeu os bancos do balcão e limitou a circulação. Todos os comércios ofereciam álcool em gel. A maior preocupação é com o uso de máscaras, que não é uniforme. A reportagem, inclusive, flagrou pessoas caminhando sem o item.

Por isso Edson Parisato critica o que considera uma falta de cuidado, inclusive de pessoas idosas que andavam perto dele. “Eu tô sabendo que tá grave a situação. E você pode olhar ao redor pra ver que tem gente sem máscara e sem cuidado”, reclama.

O decreto municipal define uma programação de nove dias que mescla a fase laranja em dias úteis e a vermelha aos fins de semana. A medida começou no dia 15 e segue até 24 de janeiro. No período, haverá fiscalização, principalmente sobre as atividades essenciais.

Por conta do colapso na saúde, o prefeito Carlos Alberto Martins, vetou também o aluguel de imóveis para temporada e veraneio. “Nós estamos vivendo aqui em Amparo uma situação muito difícil. Os hospitais estão colapsados, não temos vagas nas enfermarias”, diz.

Desde o início da pandemia até a assinatura do decreto, no último dia 13, Amparo registrou 1.960 casos de covid-19. Entre eles, 39 mortes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.