Ouça ao vivo

Região de Campinas recebe novos leitos de UTI para covid

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, durante a reclassificação do Plano São Paulo de Contingência ao Coronavírus que vai voltar a restringir atividades para evitar aglomerações de acordo com a ocupação de UTI de cada município.

A mudança das fases foi antecipada em três semanas por causa do crescimento da curva da covid-19 no Estado. Oito regiões regrediram na classificação, incluindo a de Piracicaba, que está na fase laranja. A região de Campinas segue na fase amarela.

A ocupação de leitos no Departamento Regional de Saúde 7, que inclui Campinas, é de 69,6%. Seis municípios, porém, ultrapassaram 80%: Amparo, Artur Nogueira, Itatiba, Paulínia, Socorro e Valinhos. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anuncia que novos leitos serão instalados, mas não especificou quantos.

Nesta semana epidemiológica, segundo o Governo do Estado, os casos da covid-19 subiram 5%, as mortes 2% e as internações 10%. Na análise do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o maior número de pessoas hospitalizadas prova que São Paulo enfrenta a segunda onda do coronavírus.

Assim como em outras entrevistas coletivas, o governador João Dória atacou o Governo Federal. Ao comentar a falta de oxigênio em Manaus até para bebês prematuros, Dória subiu o tom das críticas.

O governo anunciou o envio de 40 respiradores à capital do Amazonas e colocou a rede hospitalar à disposição para receber 60 bebês prematuros vindos de Manaus. Os municípios com mais de 80% de ocupação de UTI receberão novos leitos. Sobre a vacinação, o Estado vai enviar 4,5 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde para iniciar a imunização em outros estados, caso seja liberada pela Anvisa neste domingo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.