Ouça ao vivo

HC espera por aval positivo sobre CoronaVac

Foto: Arquivo/ Banco de imagens

A previsão para que a diretoria colegiada da Anvisa anuncie neste domingo a decisão sobre os pedidos de autorização emergencial das vacinas contra o  coronavírus está gerando ansiedade entre a população e autoridades médicas e sanitárias.

Em Campinas, o professor Francisco Aoki, infectologista responsável pelos testes da vacina CoronaVac no HC da Unicamp, espera um aval positivo do órgão. No entanto, admite que a situação causa apreensão.

Para Aoki, a maneira irônica do presidente Jair Bolsonaro ao se referir sobre a eficácia do CoronaVac, afirmando que agora a população ‘está vendo a verdade’ não contribui para reduzir a tensão.

A denominada “eficácia global” se refere à capacidade média de proteção da vacina em todos os casos: leves, moderados ou graves. Para Aoki, a eficácia global anunciada de 50,38% tem a aprovação da OMS.

Os dados demonstram ainda que o Coronavac evita as complicações mais severas da doença. O CoronaVac usa vírus inativado e o imunizante não apresentou nenhuma preocupação com relação à segurança, com apenas reações leves, como dor no local da injeção, por exemplo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.