No inicio dos anos 80 o Brasil vivia um momento de transformação política com o início da retomada a democracia . E frente a essa realidade a musica brasileira começava a buscar uma nova pauta artística quando não existia mais a repressão política a combater. E um novo público e mercado começavam a se formar, varias bandas surgiram dentro do novo rock brasileiro , e entre tantos nomes estavam os Titãs que em 1986 lançaram o emblemático LP “ Cabeça Dinossauro ” Foi através do colégio Equipe de São Paulo que funcionou como um dos pontos catalisadores do cenário cultural paulistano nos anos 70 que os integrantes dos Titãs fizeram suas primeiras incursões no universo musical até formarem a banda em 82. Inclusive um nome de destaque foi o hoje apresentador Serginho Groisman que na época organizava mostras de filmes alternativos, teatro, exposições, palestras e principalmente shows dentro do colégio.
Mesmo já tendo o hit “ sonífera ilha ” na bagagem os dois primeiros discos dos Titãs não conseguiram captar plenamente a força que eles tinham no palco. Mas esse terceiro projeto “ Cabeça dinossauro.” foi a redenção . Gravado no estúdio nas nuvens no Rio de Janeiro marcou o inicio da parceria com o produtor musical Liminha que soube construir com a banda performances vocais e instrumentais em 13 faixas marcantes aonde quase todas as canções foram executadas na mídia.
A sonoridade mais pesada do projeto Cabeça Dinossauro veio da vontade de atingirem um som mais coeso e também uma alto afirmação como banda que quase chegou ao fim em 85 depois do desastroso episódio do flagrante do porte de heroína e a consequente prisão, que envolveu Toni Bellotto e Arnaldo Antunes. Depois dessa dura experiência os Titãs assimilarem o golpe e partiram para uma sonoridade que iria marcar o que seria criado dali em diante.
De 1982 até 91 a banda Titãs era formada por 08 componentes . Realmente era um grande desafio ter uma unidade sonora . Visto a forte personalidade de todos , pois hoje entre integrantes e ex – integrantes existem apresentadores de programas de Tv, pesquisador musical, ator, escritor, cantores e compositores com suas respectivas carreiras muito bem estruturadas. Como é o caso de Paulo Miklos, Charles Gavan, Toni Bellotto Nando Reis e Arnaldo Antunes
Dentro do contexto histórico que o Brasil vivia naqueles dias de congelamento , tabelamento de preços, plano cruzado e fiscais do Sarney . O discurso de “ Cabeça Dinossauro ” lançou um olhar, ao contrario do que num primeiro momento possa parecer, não crítico porem reflexivo sobre vários instituições como a polícia, igreja e a família. Além de consolidar o estilo performático que já era usado na fase pré – Titãs em trabalhos de Branco Melo e Marcelo Fromer que morreu em 2001
E diante desse sentimento de libertação a escolha da capa do disco Cabeça Dinossauro foi uma ótima sacada do Sergio Brito ao sugeriu o desenho de Lonardo D”vinci o Homem urrando que sintetizou o espírito que os titãs queriam dar ao projeto. Foi um avanço pois o que se costuma fazer até então era ter a imagem dos integrantes das bandas nas capas do discos.
Com mais de 300 mil cópias vendidas “ Cabeça Dinossauro “ contribuiu para colocar o rock nacional como trilha sonora no epicentro das transformações que todos estavam passando. Em 2012 os Titãs relançaram Cabeça Dinossauro numa versão ao vivo dentro de um projeto comemorativo que rendeu uma grande turnê.
Acompanhe esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
apresentação
Robson Santos
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi