Ouça ao vivo

A música de Dona Helena Meirelles

Ela cresceu em meio aos peões em Mato Grosso do Sul.  O trabalho pesado no campo ganhava um momento de repouso  quando a moça parava para ouvir os violeiros. Contra todas a dificuldades além do fato de  ser analfabeta, pegava a viola da família para aprender escondida a decifrar aquele instrumento que tanto a fascinava e que a tornaria anos mais tarde a violeira Helena Meirelles.

Helena Pereira da Silva Meirelles nasceu em 1924 em Bataguassu na região de fronteira entre o Mato Grosso do Sul e  o Estado de São Paulo as margens do  Rio Paraná.   A vontade de seguir o caminho da música fez com que ela fugisse da casa ainda  adolescente , casou   pela  primeira aos  17 anos  e depois teve um segundo casamento aos 21 e perdeu o contato com a família por  mais de 30 anos.

Depois de viver esse período no qual fez  pequenas apresentações  na região do pantanal a partir de   1970 voltou  a ter contato com a família a  foi viver  com o marido e alguns dos seus 11 filhos  em Santo André. Por incentivo de um sobrinho Dona Helena como era chamada gravou  algumas fitas cassetes  das quais  foram  parar nas mãos  de Inezita Barroso  que  a convida  para   participar de seu programa na USP  FM  e  posteriormente  no   Viola , Minha Viola na TV Cultura .

Foi em 1993  quando,  mais uma  vez,  o  sobrinho que era   fascinado pela história da tia  resolveu  enviar  todo o   material  de Helena Meirelles para a  revista norte-americana Guitar Player,  que  reconheceu o  talento nato dessa pantaneira e fez uma matéria  como artista revelação   e a colocou  no mesmo patamar de nomes como  Eric Clapton , Jimmy Page e BB King.

E com 70 anos de idade  a carreira de Dona Helena assumiu um outro contorno ao  assinar  contrato com a gravadora Eldorado  para produção de seu primeiro álbum.  O  que acabou rendendo a produção de mais 03 álbuns até 2004 com  diversas apresentações, o que também inclui a produção do documentário Helena Meirelles a Dama da Viola.

A musica de Helena Meirelles trouxe  um resgate da cultura sertaneja do Mato Grosso do Sul com a forte presença de ritmos folclóricos além de uma influencia da polca paraguaia. Helena Meireles também apresentou   em sua arte a atmosfera sonora de seu cotidiano  rural , som de pássaros ,  e de outros  animais.

Helena Meirelles que morreu em 2005 aos 81 anos gravou  35 musicas de sua de sua autoria, e em 2006 foi lançado um outro  documentário Dona Helena é sua homenagem.

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.