O Presidente Jair Bolsonaro visitou Campinas neste sábado (20), e pela manhã acompanhou um evento na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), local em que ele iniciou sua trajetória como militar, há pouco mais de 40 anos.
O Presidente chegou ao local por volta das 9h. Apoiadores de Bolsonaro se concentraram na entrada da EsPCEx tentando avistar o presidente, o que só foi possível no momento da chegada. Depois, Bolsonaro acompanhou a cerimônia do interior da Escola de Cadetes. O Presidente não concedeu entrevista à imprensa.
A cerimônia que motivou a vinda do Presidente foi a entrada dos alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que marca a chegada dos novos cadetes. Em seu discurso aos novos alunos, Bolsonaro lembrou da ligação dele com Campinas, e também de quando ingressou na EsPCEx. “Quis o destino que eu fosse registrado na cidade de Campinas em 1955, depois criado no Vale do Ribeira, em Eldorado Paulista, local onde conheci o Exército em 1970, e alguns anos depois, assim como vocês alunos, prestei concurso para esta escola. Naquela época as coisas eram diferentes, mas também difíceis, assim como foi difícil para vocês este concurso”.
Iniciaram na EsPCEx neste sábado 423 novos alunos, sendo 384 homens e 39 mulheres, com representantes de quase todos os estados do país. Este é o quinto ano em que a Escola recebe mulheres em seu efetivo.