A prefeitura de Campinas informou que recebeu na tarde desta terça-feira, 09, um lote de vacinas do governo do estado para a aplicação da segunda dose nos imunizados pela CoronaVac. Desta forma, o primeiro vacinado no município em janeiro, vai receber a segunda dose da vacina na semana que vem. A orientação do laboratório Sinovac é que a imunização deve ser feita através de duas aplicações num intervalo de 28 dias. O governo de São Paulo cogitou a possibilidade de retardar o intervalo de tempo entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina, mas voltou atrás.
Campinas recebeu um lote composto por 24,8 mil doses da vacina, destinadas à aplicação de quem já recebeu a primeira dose. Esse lote será destinado aos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município. A diretora do Devisa, Andrea Von Zuben afirmou que a aplicação deste lote específico começa na semana que vem, justamente na primeira pessoa a ser imunizada no município. “Hoje, ao 12h30, nós fomos buscar no estado e já está no nosso almoxarifado. A segunda dose do primeiro vacinado será a semana que vem. A gente vai começar a entregar para os hospitais públicos e privados da mesma maneira que a gente fez da outra vez”, afirma
O prefeito Dario Saadi explicou que os grupos prioritários da campanha de vacinação serão mantidos durante a aplicação da segunda dose. “A segunda dose vai repetir todo aquele esquema que foi feito na distribuição da primeira dose”, garantiu. Até o momento, Campinas tem pouco mais de 41 mil pessoas que já receberam a primeira dose da CoronaVac.