Volume de chuvas registrado em janeiro foi o menor desde 2015

Foto: Arquivo CBN

De acordo com os dados do Cepagri da Unicamp, Campinas registrou o mês de janeiro mais seco dos últimos seis anos.

O volume acumulado de chuvas ficou em 178 milímetros, o que representa uma baixa de 64% da média esperada para o mês que é de 278 milímetros.  Segundo a pesquisadora do Cepagri, Ana Avila, o valor só não foi menor do que o registrado em janeiro de 2015. Na ocasião o volume ficou 136 milímetros.

A explicação para o mês de tão seco foram os poucos episódios da zona de convergência do atlântico sul, fenômeno responsável pelas chuvas nesta época do ano na região.

De acordo com a pesquisadora do Cepagri, a redução das chuvas em janeiro é natural e faz parte da formação dos fenômenos climáticos comuns registrados no período de verão e que neste ano não foram intensos na região de Campinas.

Para o mês de fevereiro o volume de chuvas deve ficar um pouco maior que o registrado no mês anterior, porém, dentro da normalidade.

Apesar de baixo, o volume de chuvas em janeiro foi centralizado e causou estragos em Campinas e região, com alagamentos e desalojados em várias cidades como Monte Mor e Capivari.

Em relação a temperatura, a pesquisadora do Cepagri, Ana Avila, explicou que as máximas ficaram 1 grau acima da média esperada. O registrado em janeiro segundo ela, confirma a tendencia de aumento na temperatura que vem sendo registrado ao longo dos últimos anos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.