Ouça ao vivo

Volume de chuvas registrado em janeiro foi o menor desde 2015

Foto: Arquivo CBN

De acordo com os dados do Cepagri da Unicamp, Campinas registrou o mês de janeiro mais seco dos últimos seis anos.

O volume acumulado de chuvas ficou em 178 milímetros, o que representa uma baixa de 64% da média esperada para o mês que é de 278 milímetros.  Segundo a pesquisadora do Cepagri, Ana Avila, o valor só não foi menor do que o registrado em janeiro de 2015. Na ocasião o volume ficou 136 milímetros.

A explicação para o mês de tão seco foram os poucos episódios da zona de convergência do atlântico sul, fenômeno responsável pelas chuvas nesta época do ano na região.

De acordo com a pesquisadora do Cepagri, a redução das chuvas em janeiro é natural e faz parte da formação dos fenômenos climáticos comuns registrados no período de verão e que neste ano não foram intensos na região de Campinas.

Para o mês de fevereiro o volume de chuvas deve ficar um pouco maior que o registrado no mês anterior, porém, dentro da normalidade.

Apesar de baixo, o volume de chuvas em janeiro foi centralizado e causou estragos em Campinas e região, com alagamentos e desalojados em várias cidades como Monte Mor e Capivari.

Em relação a temperatura, a pesquisadora do Cepagri, Ana Avila, explicou que as máximas ficaram 1 grau acima da média esperada. O registrado em janeiro segundo ela, confirma a tendencia de aumento na temperatura que vem sendo registrado ao longo dos últimos anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.