O prefeito de Campinas, Dário Saadi, conversou na manhã desta quinta-feira (25/02) com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, e confirmou que a cidade fará parte do consórcio de municípios, que busca viabilizar a compra e aplicação de vacinas contra a Covid-19 o mais breve possível.
“A vacinação da população é urgente e temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para disponibilizar a vacina. Se a cidade tiver de comprar, vamos comprar, com recursos do orçamento da Secretaria de Saúde”, disse o prefeito.
A decisão do prefeito Dário Saadi acontece após o anúncio da FNP sobre a formulação de um consórcio entre as cidades e o inicio da negociação direta com farmacêuticas para a compra de doses de vacinas contra o coronavírus para reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Ainda hão há acordos formalizados, nem data prevista e número de doses, mas o ex-prefeito de Campinas e comandante da FNP, Jonas Donizette, ressaltou que as prefeituras querem imunizar 60% da população até o meio deste ano.
A FNP, que representa 412 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, criou nesta terça-feira (23) um consórcio público com 50 prefeituras das maiores cidades do país. O anúncio ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses de vacinas Covid.