Campinas é a 9ª melhor cidade para se viver entre os cem maiores municípios do Brasil, segundo o Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021,que mede a qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.
Campinas subiu duas posições no levantamento da consultoria Macroplan. As áreas responsáveis pelo avanço são Saúde e Educação. O melhor desempenho de Campinas é na Saúde, saindo da 13ª posição no ranking anterior para a 11ª em 2021.
Na Educação, a cidade avançou três posições e está na 13ª colocação no indicador que avalia matrículas em creche e pré-escola e o Ideb do ensino fundamental I e II. Outras duas áreas também avaliadas no estudo são Saneamento e Segurança.
Na primeira, são analisados índice de esgoto tratado, de perdas na distribuição de água, atendimento de água, taxa de cobertura de coleta de resíduos domiciliares e atendimento de esgoto, na qual Campinas ficou na 21ª posição. E em segurança, no indicador que mede as taxas de homicídios e mortes no trânsito, Campinas enquadrou-se na 28ª posição.
De acordo com o responsável pelo Estudo, Marcelo Asquino, no setor de Saúde Campinas se destacou, num indicador que mede a taxa de mortalidade prematura, proporção de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal, cobertura por equipes de atenção básica e taxa de mortalidade infantil. Marcelo Asquino explica que o estudo tem o objetivo de contribuir para a discussão do desenvolvimento municipal brasileiro.
Em outras cidades da Região, Piracicaba se destacou no ranking com a primeira colocação em Educação e Limeira ficou em segundo neste mesmo setor. Já Sumaré conquistou o 8º lugar no setor da Saúde, entre as 100 cidades analisadas. Ficaram na frente Campinas no ranking geral, Maringá, com a 1ª. colocação, Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba, São José dos Campos, Franca, Curitiba e Taubaté.