O Hospital Ouro Verde abriu, nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, mais cinco leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Na semana passado outras cinco unidades já haviam sido disponibilizadas e a previsão é que até quarta-feira, dia 04, outros cinco leitos serão abertos no Ouro Verde. O anúncio da abertura dos 15 novos leitos municipais foi feito pelo prefeito Dário Saadi na semana passada.
O funcionamento dos leitos será custeado com os R$ 12 milhões enviados pelo Estado para a Rede Mário Gatti. O mesmo recurso vai custear as demais despesas da Rede com o enfrentamento da pandemia. A estimativa é que o valor cubra as gastos até maio deste ano.
De acordo com o prefeito Dário Saadi a expectativa agora é da abertura de novos leitos do Estado no Hospital de Clinicas da Unicamp. A promessa é para esta semana.
Além da abertura de 15 novos leitos de UTI para Covid-19 na rede municipal e da expectativa de novas unidades do Estado na Unicamp, a Prefeitura de Campinas está aguardando também uma verba prometida por uma entidade de classe para a ampliação de leitos.
De acordo com o prefeito, por enquanto ainda não teve resposta do Estado sobre a verba anunciada pela entidade. Segundo ele, caso o governo do Estado não queira repassar os recursos para a Prefeitura, o montante pode ser aplicado na abertura de leitos do Estado na unidade do AME, da Avenida Faria, ou mesmo no HC da Unicamp. Dário Saadi lembra que cerca de 25% dos atendimentos via SUS na cidade correspondem a pacientes de outros municípios.