Negociações salvam franquias na pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Flávio Botelho

Um dos setores mais afetados pelas restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus foi o de franquias de alimentação. Grande parte do segmento está localizada nos shoppings center, que foram os primeiros a fecharem as portas com as medidas adotadas pelo governo para impedir o avança da pandemia. A salvação tem sido as negociações  conjuntas.

De acordo com Ricardo José Alves, CEO da Halipar, Holding de Alimentação e Participação, que tem sede em Indaiatuba, do total de 400 lojas do grupo, 90% estão instaladas em centros de compras. Com as limitações impostas pela pandemia o faturamento caiu em mais de 40% no ano passado. O sistema Delivery, ajudou, mas não resolveu o problema.

Um dos obstáculos enfrentado pelo setor foi o aumento considerável no preço dos alimentos. De acordo com o CEO, Ricardo José Alves, os gêneros alimentícios ficaram em média 25% mais caros e o repasse para o consumidor acaba sendo praticamente impossível.

Outro problema enfrentado pela categoria é o reajuste no valor do aluguel , que é baseado no IGP-M. O Índice Geral de Preços – Mercado acumula uma alta de 25,71% nos últimos 12 meses. A grande vantagem da mercado de franquia, segundo o CEO da Halipar, é a negociação feita em em conjunto com os fornecedores e administradoras dos shoppings.

Uma outra vantagem citada foi a busca por linhas de crédito, pois, as instituições financeiras interpretam que o modelo de franquia impõe riscos menores. De acordo com Ricardo José Alves, as dificuldades, continuam sendo enfrentas neste período de pandemia, porém, as ações conjuntas tem facilitado as negociações. A esperança para a recuperação do setor fica a cargo da vacinação contra a Covid-19.

O CEO da Halipar acredita que com a evolução da imunização a retomada será mais rápida do que se imagina. A  aposta  é para  o segundo semestre do ano. Outra perspectiva otimista, segundo ele, é o crescimento no numero de novos empreendedores, pois, o mercado de franquias na área de alimentação está sendo uma excelente oportunidade.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também