Ouça ao vivo

Prefeitos pressionam Doria para revogar aumento do ICMS

Foto: Natacha Mazzaro/CBN

Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) querem que o governo do Estado revogue os decretos que tiraram benefícios e aumentaram a alíquota do ICMS de 12% para 13,3% para a indústria eletroeletrônica. Os decretos, segundo os prefeitos, poderão gerar desastrosos efeitos em termos de arrecadação, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e empregos na região.

Somente em Campinas existem 20 empresas fabricantes de bens de tecnologia da informação e comunicação, que empregam 30 mil trabalhadores e mais de 3 mil pesquisadores em institutos públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O documento pedindo a revisão foi aprovado em reunião dos representantes das 20 cidades na Prefeitura de Campinas, nesta terça-feira (23), e será encaminhado ao governador João Doria.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 191 de 511 empresas produtoras de bens de tecnologia da informação e comunicação do Brasil estão no Estado de São Paulo. Elas representam cerca de 75% do faturamento do setor em todo o país. Ainda de acordo com a entidade, as empresas do setor em São Paulo empregam aproximadamente 80 mil pessoas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.