Ouça ao vivo

Protocolos contra covid não são cumpridos no Centro

Foto: Leandro Las Casas

Meses depois de terem sido anunciadas como medidas de prevenção ao contágio pela Covid 19 no Centro da cidade, a fiscalização pelo uso de máscaras apresenta falhas, o ponto de parada para disponibilização de álcool gel não está mais em funcionamento e as demarcações no solo para orientação do fluxo de pedestres, quase desapareceram.

Essas ações foram divulgadas pela Prefeitura no ano passado em meio ao avanço da doença em Campinas. E embora os níveis de contaminação continuem crescendo e a cidade venha enfrentando altos índices de ocupação nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva nos hospitais, muitos dos protocolos de segurança não têm sido cumpridos na região central. Nem mesmo na Rua Treze de Maio, uma das mais movimentadas da cidade, como conta a podóloga Regina Helena Ferreira.

Para a aposentada Lenalda Maria Pereira, a falta de orientação e a falta do uso dos mecanismos de proteção trazem preocupação.

A Prefeitura de Campinas informou que as fiscalizações continuam sendo feitas de e a Guarda Municipal já aplicou 450 multas, até 22 de fevereiro, por descumprimento no uso da máscara.

Informou também que Defesa Civil também realizou no último dia 23 uma ação educativa e de conscientização com a distribuição de 920 máscaras de tecido na 13 de maio e que as pessoas que estavam sem o equipamento de proteção ou usando de forma inadequada foram abordadas e orientadas sobre a importância do uso.

Com relação à sinalização do solo, segundo a administração municipal, a Emdec fará, nesta semana, uma vistoria e, caso seja necessário, agendará a pintura da via.

A multa para pessoas sem máscara ou usando o equipamento de forma incorreta é de R$ 100,00 ou o valor equivalente em produtos da cesta básica e/ou de higiene.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.