O engenheiro civil e secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, morreu na tarde desta quinta devido a complicações da covid-19. Moretti participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí desde os anos 80.
Junto ao Consórcio PCJ, atuou, por exemplo, nas negociações das renovações das outorgas do Sistema Cantareira que garantiram mais água para a região em 2004 e 2017. Nos Comitês PCJ, foi secretário-executivo desde 1999, deixando essa função por dois anos, entre 2015 e 2017.
Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a USP, Luiz Roberto Moretti tinha mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, e doutorado em Engenharia Civil pela USP. Ele também foi professor universitário e de pós-graduação.
Moretti deixa a esposa, três filhos e um neto. Em nota, o Consórcio PCJ lamentou a perda, deu os pêsames à família e exaltou o legado deixado por ele. O enterro aconteceu no cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba. Não houve velório devido às restrições sanitárias da pandemia.