Site oferece atendimento jurídico gratuito para pequenas causas

Foto: reprodução do site Jecon

O juizado especial cível da UniMetrocamp disponibilizou um portal para que pessoas possam ingressar com ações, obter informações e usar ferramentas para conciliações relacionadas às pequenas causas. No ar desde dezembro, o site já facilita a vida de cerca de 300 usuários por mês, que buscam atendimento. A ferramenta tem uma linguagem acessível, sem jargões jurídicos, de forma didática. A maior parte dos atendimentos está relacionada às questões relacionadas a acidentes de trânsito e cobranças.

O juizado cível da UniMetrocamp foi criado para oferecer amplo acesso jurídico aos cidadãos de Campinas, sem custos e desburocratizado. A unidade julga ações de menor complexidade, com limite de até 20 salários mínimos. O coordenador do Juizado Especial Cível, Luís Henrique Bortolai, disse que o serviço permite que as pessoas tenham opção, caso queiram ingressar com ações que seriam financeiramente inviáveis. Eles cita as questões relacionadas a acidentes de trânsito como um exemplo. A ideia do site e do próprio juizado, o nome que acabou se popularizando, de pequenas causas, é de exatamente permitir que as pessoas tenham acesso à justiça, para demandas que antes não valeriam ne a pena ingressar com uma ação judicial. Uma das causas que mais se ingressa no juizado é o acidente de trânsito. Só o valor que um advogado iria cobrar, não valeria a pena seguir com a ação”, afirma.

O serviço está disponível para todo cidadão brasileiro, maior de 18 anos, ou seja, pessoas físicas capazes, seja na qualidade de autor ou réu de uma ação judicial, e para as Microempresas Individuais. Quem quiser conhecer o serviço, basta acessar www.jecon.cf.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.