Dentro da indústria fonográfica brasileira lançar um disco temático por si só não é uma tarefa fácil e ainda por cima tendo como referencia a alquimia !! Pois se aventurar fora do modelo de segue a linha amor, saudade e desencontros sentimentais é quase sinônimo de fracasso . Porém em 1974 Jorge Ben já estava com 11 anos de carreira e tinha um excelente sucesso de público, cometeu uma ousadia ao lançar o lp Tábua de Esmeralda.
A grande astúcia do carioca Jorge Duílio Lima Menezes foi apresentar um tema complexo mas sem abrir mão do estilo. Na juventude depois de concluir o ginásio estudou e fez parte do coral do colégio diocesano São José por 02 anos. A experiência do retiro em meio aos livros sagrados contribuíram para o tom místico e devocional a São Jorge que teria em sua carreira.
A Tábua de Esmeralda com os supostos estudos alquímicos segundo a tradição não seria apenas uma e sim 12 que por sua vez também é a quantidade de faixas deste projeto. Praticamente todas as letras foram escritas por Jorge Ben com exceção de um texto do pensador Fulcaneli que foi musicado por Ben Jor que já tinha algumas canções sobre o tema, porem nada tão substancial como trouxe para esse lp.
O quadro Música é Cultura destaca o lp Tábua de Esmeralda de Jorge Ben Jor que propôs um trabalho temático sobre Alquimia em 1974. O projeto que traz ótimas letras, arranjos criativos e belas melodias com o sofisticado apoio vocal dos Golden Boys.
Acompanhe esta edição
entre em contato :
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Apresentação
Robson Santos
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi