A Prefeitura de Valinhos anunciou, nesta quinta-feira, um pacote de ações para o atendimento à população no combate a covid-19 na cidade.
Além dos 28 leitos exclusivos de UTI para pacientes vítimas da covid-19 na Santa Casa e 10 leitos no Galileo, em casos de 100% de ocupação destes, serão disponibilizadas vagas de UTI em cidades da região que estão com limites abaixo de 60% de ocupação.
Já na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), foram adaptados 6 novos leitos para covid-19, totalizando 22 estruturas disponíveis para atendimentos na unidade. Na prática, a UPA está funcionando como um hospital de campanha, seguindo as regras do Ministério da Saúde, com leitos de enfermaria, já que leitos de UTI, por necessitar de aparelhagens como respiradores e serem referenciados pelo Ministério da Saúde, não são recomendados em nota técnica do próprio Ministério.
As medidas foram adotadas para dar suporte ao atendimento no cenário em que a cidade tem enfrentado nos últimos dias, com 100% de ocupação das UTI’s dos 2 hospitais da cidade, Santa Casa e Galileo.