Ouça ao vivo

Valinhos estuda restrições para combater o avanço da covid-19

Foto: Danilo Braga

Após o anúncio das restrições impostas pelo estado para conter o avanço da pandemia de covid-19 no território paulista, Valinhos estuda endurecer ainda mais as medidas contra a doença. Nesta quarta-feira, o governador João Doria anunciou um toque de restrição que passa a valer no período entre 23 horas e 05 horas, até o dia 14 de março. A medida será voltada sobretudo a aglomerações nas ruas, visto que, na prática, as atividades não essenciais só estão liberadas até às 22 horas. Assim que o anúncio foi feito pelo estado, as equipes da prefeitura da Valinhos, lideradas pela secretaria de saúde, se reuniu para definir uma restrição ainda maior no município, que deve compreender o horário entre 20 horas e 05 horas.

Já é consenso que durante este período haverá a restrição de funcionamento de setores e serviços, bem como a circulação de pessoas durante todos os dias da semana, incluindo o final de semana. O detalhamento do chamado Plano Valinhos será apresentado pela administração municipal nesta quinta-feira. A secretária de saúde de Valinhos, Carina Missaglia, detalhou a situação caótica do município, que tem ocupação de 100% de leitos de UTIs e enfermaria da Santa Casa e do Hospital Galileo. Ela reforça que o município precisa de medidas mais severas para conter o avanço da pandemia. “Nós estamos dando todos os aportes necessários a todos os municípes. Eles são atendidos na UPA, lá eles permanecem o tempo necessário até eles conseguirem uma vaga, ou num hospital da cidade ou uma transferência de acordo com uma vaga do estado. Eles estão sendo atendidos e ninguém está ficando sem atendimento. Nesse momento, nós estamos numa decisão das atitudes e dos procedimentos que haverão nas próximas horas, nos próximos dias, em consonância ao governo do estado”, afirma.

Campinas também adotou um período de restrição maior do que aquele indicado pelo estado. Na cidade, a fase vermelha é aplicada no período entre 21 horas e 05 horas, pelo menos até a próxima segunda-feira, 01.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.