Ouça ao vivo

Agência europeia afirma que vacina de Oxford é segura e eficaz

Foto: Danilo Braga

A agência de medicamentos da União Europeia afirmou, nesta quinta-feira, que a vacina de Oxford é “segura e eficaz” no combate ao novo coronavírus.  O órgão apresentou o resultado da análise de alguns casos de trombose em idosos, e reforçou que não há indícios de relação com a vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

Alguns países europeus suspenderam temporariamente o uso das doses enquanto a agência investigava as suspeitas. A farmacêutica afirmou que já foram aplicadas mais de 17 milhões de doses na Europa – e que 37 casos de trombose foram registrados entre os vacinados.O número, segundo a empresa, é muito inferior ao registrado normalmente na população do país, em condições normais.

A agência europeia disse também que vai continuar acompanhando e analisando os dados de vacinação no continente, mas que os benefícios da aplicação da vacina superam os riscos.

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das duas usadas no Brasil e já tem o registro definitivo de uso aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A outra é a vacina CoronaVac feita pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac e que tem, até o momento, apenas o registro emergencial aprovado, ou seja, pode ser aplicada apenas nos grupos prioritários.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.