Ouça ao vivo

Agência europeia não vê indícios entre coágulos e vacina de Oxford

Foto: Danilo Braga

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse não ter indícios de que a vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 tenha influenciado na formação de coágulos sanguíneos. A situação é investigada. Países do bloco europeu suspenderam o uso do imunizante após relatos de pacientes que tiveram coágulos, enquanto especialistas da EMA analisam a segurança da vacina – há também relatos de casos isolados de hemorragia e baixa contagem de plaquetas.

Para a Agência Europeia, não há indícios que a vacinação com o imunizante da AstraZeneca tenha causado essas condições, pois essas situação não foram relatadas nos testes clínicos e não estão listadas como efeito colateral esperado para a vacina. Além disso, o número de eventos de formação de coágulos entre os vacinados também não parecem ser maiores do que o observado na população em geral.

A EMA destacou ainda a importância dos imunizantes para prevenir os casos de Covid-19, especialmente nas formas graves que requerem internação hospitalar, e disse que esse é um fator de peso na avaliação de risco feita pela EMA.

De qualquer maneira, a agência afirmou que haverá uma análise rigorosa, com informações a serem passadas ainda nesta semana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.