Anvisa impõe regras mais rígidas para máscaras em aeroportos

Foto: Valéria Hein

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) endureceu as regras para uso de máscaras em aeroportos e aviões com o objetivo de aumentar a proteção contra o contágio do novo coronavírus.

A partir de agora, os passageiros deverão usar o item de segurança durante todo o tempo que permanecerem nos terminais e dentro das aeronaves. Não será permitido o uso de lenços, bandanas e máscaras de acrílico. Já os protetores faciais só poderão ser usados por pessoas que estiverem com a máscara por baixo.

Além disso, a Anvisa recomenda que as máscaras sejam de tecido com camada tripla de proteção, ou que sejam usadas as cirúrgicas,  mas os modelos não devem ter válvula.

A resolução também determina que o item esteja ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e a boca, não tenha qualquer abertura e seja trocado a cada três horas de uso. O uso do equipamento de proteção só é facultativo para crianças com menos de três anos e pessoas com deficiências.

Em caso de resistência ao cumprimento da medida, os fiscais da agência poderão pedir o apoio da Polícia Federal. As pessoas que se recusarem a usar a máscara também poderão ser multadas com valores a partir de  R$ 2 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.