Butantan anuncia vacina 100% nacional contra covid

Vacina Butanvac
Divulgação / Governo do Estado de SP

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (26) que o Instituto Butantan iniciou o desenvolvimento e a produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus, a Butanvac. A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril, após autorização da Anvisa.

A ButanVac será desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Segundo o instituto, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores, o que leva o projeto para a próxima etapa, de estudos clínicos em humanos. A produção-piloto da vacina já foi finalizada para aplicação em voluntários durante os testes.

O Butantan afirma que a pesquisa clínica em humanos será realizada em conformidade com altos padrões internacionais éticos e de qualidade. Os resultados vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a COVID-19.

Para a produção da ButanVac o instituto deverá usar tecnologia já disponível na fábrica de vacinas contra a gripe, a partir do cultivo de cepas em ovos de galinha, que gera doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.

O Diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, afirma que será possível entregar a Butanvac ainda neste ano. Ele afirma que a tecnologia utilizada na ButanVac aproveita o conhecimento adquirido no desenvolvimento da CoronaVac, que vem sendo utilizada no Plano Nacional de Imunização.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Governo estuda retomar horário de verão neste ano

Operação no Centro prende cinco e apreende mais de 300 celulares sem procedência em Campinas

Mortes de pedestres aumentam 29% nas rodovias e caem 14% nas ruas, aponta Emdec

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.