Ouça ao vivo

Butantan anuncia vacina 100% nacional contra covid

Vacina Butanvac
Divulgação / Governo do Estado de SP

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (26) que o Instituto Butantan iniciou o desenvolvimento e a produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus, a Butanvac. A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril, após autorização da Anvisa.

A ButanVac será desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Segundo o instituto, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores, o que leva o projeto para a próxima etapa, de estudos clínicos em humanos. A produção-piloto da vacina já foi finalizada para aplicação em voluntários durante os testes.

O Butantan afirma que a pesquisa clínica em humanos será realizada em conformidade com altos padrões internacionais éticos e de qualidade. Os resultados vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a COVID-19.

Para a produção da ButanVac o instituto deverá usar tecnologia já disponível na fábrica de vacinas contra a gripe, a partir do cultivo de cepas em ovos de galinha, que gera doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.

O Diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, afirma que será possível entregar a Butanvac ainda neste ano. Ele afirma que a tecnologia utilizada na ButanVac aproveita o conhecimento adquirido no desenvolvimento da CoronaVac, que vem sendo utilizada no Plano Nacional de Imunização.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.