Ouça ao vivo

Campeonato Paulista pode ser paralisado

Foto: Rodrigo Corsi/FPF

O Ministério Público de São Paulo recomendou ao Governo do Estado a paralisação do Campeonato Paulista por causa do crescimento dos casos de covid-19 no estado e a taxa de ocupação de UTI. Segundo a jornalista da CBN, Fabíola Cidral, o Comitê de Contingência do Coronavírus deve acatar o pedido e anunciar a proibição de jogos nesta quarta, durante coletiva do governador João Dória (PSDB).

A Federação Paulista de Futebol divulgou uma nota oficial informando que não pretende parar a competição, pois segue todos os protocolos de segurança sanitária aprovados pelo Comitê. A entidade diz ainda mesmo países que chegaram a entrar em lockdown, como Inglaterra e Alemanha, não interromperam o futebol.

O Guarani, também por meia de nota oficial, declarou apoio à FPF e se posicionou contra a paralisação. A Ponte Preta ainda não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. O jogo contra o Gama pela Copa do Brasil, nesta quarta, será realizado normalmente em Luziânia/GO.

Leia abaixo as notas oficiais:

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL

A Federação Paulista de Futebol, por meio de seu Comitê Médico, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, vem a público manifestar contrariedade à recomendação do Procurador-Geral, Sr. Mario Sarrubbo, à paralisação dos jogos de futebol no Estado de São Paulo.

Elencamos, abaixo, critérios científicos que embasam a continuidade do futebol:

1 – O futebol retomou suas atividades seguindo um rigoroso protocolo de saúde, elaborado pelos médicos de todos os clubes e pelo Comitê Médico da FPF. O documento, que vem sendo seguido à risca durante todo este período, foi aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado, órgão composto pelas maiores referências médicas no combate à Covid-19. O protocolo foi, inclusive, aprovado pelo Ministério Público de São Paulo e pelo Ministério Público do Trabalho, representados em audiência de mediação pré-judicial para o retorno do futebol, em junho. Elogiado por todos os especialistas, o documento veta acesso do público aos estádios, estabelece testes recorrentes aos profissionais dos clubes e limita a quantidade de pessoas envolvidas na organização, fazendo das partidas locais seguros;

2 – A recomendação vai na contramão do combate à Covid-19 no mundo, como em países que realizaram rigorosos lockdowns em meio à segunda onda e mantiveram o futebol profissional em atividade. Nações como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, mesmo com medidas extremamente restritivas à população, seguiram com suas ligas em atividade, sob o correto conceito técnico de que os jogos de futebol não são, sob nenhuma hipótese, locais que sugerem qualquer tipo de contaminação. E, além disso, o futebol é um importante entretenimento à população neste trágico momento que vivemos;

3- O futebol paulista, por meio da Federação Paulista de Futebol e dos clubes, tem sido um meio fundamental para a educação e conscientização da população sobre o combate à Covid-19. Lançamos antes do início do Campeonato Paulista a primeira campanha de enfrentamento à Covid-19 do futebol no Brasil: o Vacina FC. Trata-se de um movimento da FPF e de todos os clubes que incentiva a população a se vacinar, orienta e combate a desinformação, além de propagar informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio;

Por fim, a Federação Paulista de Futebol reitera que não há qualquer argumento científico que sustente a tese de que o futebol profissional gere aumento no número de casos. Pelo contrário, o futebol possui um protocolo extremamente rigoroso, com acompanhamento médico diário e testagem em massa de seus profissionais. Uma eventual paralisação seria ainda mais prejudicial ao combate à Covid-19, pois deixaria expostos milhares de atletas, que não mais passariam a ter o controle médico diário e  de testagem que o futebol oferece. A FPF acredita que o Governo do Estado de São Paulo continuará seguindo a ciência e manterá o futebol profissional em atividade, seguindo o protocolo de saúde por ele aprovado.

GUARANI FUTEBOL CLUBE 

O Guarani Futebol Clube se posiciona, através do presidente do Conselho de Administração do Clube, Ricardo Moisés, sobre as informações trazidas pela imprensa na tarde desta terça-feira (09), de uma possível paralização do Campeonato Paulista 2021, já em andamento, às vésperas do início da sua quarta rodada.

Conforme nota divulgada pela Federação Paulista de Futebol em seu site oficial, na tarde de hoje, o Guarani entende que os protocolos de segurança em saúde elaborados pelas autoridades estaduais, corpo médico da FPF e médicos responsáveis pelos clubes, são seguros e suficientes para evitar propagação do Coronavírus, desde que, rigorosamente cumpridos.

Também ressalta, o Guarani FC, que, paralisar competições, neste momento, trará enormes perdas em todos os aspectos, desportivos, atléticos, e também, financeiros, para todos os envolvidos na disputa das competições.

Porém, sem manifestação por parte do Governo do Estado de São Paulo e das autoridades competentes, o Guarani FC aguardará o desenrolar desta questão nos próximos dias.

Ricardo Moisés – Presidente do CA do Guarani FC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.