Ouça ao vivo

Doria coloca todo estado na fase vermelha a partir de sábado

Foto: reprodução do YouTube de SP

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que todo o estado de São Paulo será classificado em fase vermelha a partir deste sábado, 06. A decisão foi tomada após recomendação do Centro de Contingência da Covid-19, que se preocupa com a possibilidade de um colapso na rede de saúde. Segundo o Palácio dos Bandeirantes, as próximas duas semanas serão as piores da pandemia até aqui. Somente nas últimas 24 horas houve 901 pedidos de internação na central de regulagem do estado. Isso significa um paciente internado a cada dois minutos. SP está abrindo 500 leitos, sendo 339 de UTI e 161 de enfermarias, em todo o estado a partir do dia 08 de março.

A fase vermelha tem validade de 14 dias e ficará em vigor até o dia 19 deste mês. Segundo o governador João Doria, é preciso tomar uma atitude enérgica para combater um dos momentos mais delicados da pandemia no Brasil. Ele anunciou a fase vermelha, agradecendo a compreensão dos prefeitos paulistas. “Por esses motivos, esses tristes motivos, nós estamos atendendo a recomendação do Centro de Contingência, e reclassificando todo o estado de São Paulo para a fase vermelha, a partir da 0 hora do próximo sábado. Eu reconheço e valorizo a atitude de prefeitas e prefeitos em valorizar a vida das pessoas de suas cidades e de suas regiões”, afirma.

O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, reforçou a necessidade da adoção de medidas mais duras de combate à pandemia, mas afirma que nada adianta se não houver conscientização da população. “As recomendações do Centro de Contingência são exatamente no sentido de conseguirmos reduzir a velocidade de transmissão do vírus. São medidas duras e que requerem a participação de toda a sociedade. Não basta só o Centro de Contingência recomendar medidas restritivas. Mas é preciso que todos entendam que contribuem na redução da contaminação do vírus”, afirma.

Mesmo na fase vermelha, o estado vai manter o coronograma das aulas presenciais. As instituições poderão receber até 35% dos alunos matriculados na rede pública ou privada, em revezamento com o sistema de ensino a distância. De todo modo, o estado prevê que nessas próximas duas semanas, a frequência deve ser 80% do que o índice registrado em fevereiro. O secretário de educação de São Paulo, Rossielli Soares disse que esse é um momento importante de apoio aos estudantes, principalmente aqueles que estão em situação mais vulnerável. “Dizer que a escola é essencial, cuidar dos que mais precisam é fundamental, sobre todos os aspectos. Nós temos muitos impactos na educação, nós temos muitos impactos na vida de crianças e apoiá-los nesse momento é fundamental”, afirmou. Vale lembrar que em Campinas, o decreto municipal que colocou a cidade na fase vermelha pelos próximos 14 dias, proíbe as aulas presenciais, seja na rede pública ou na particular.

Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTI no estado estava em 75,3% e em 76,7% na Grande São Paulo. São 2.068.616 casos confirmados de covid-19 e 60.381 mortos em decorrência da doença.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.