Em uma reunião nesta sexta-feira, 19 dos 20 prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Campinas discutiram medidas conjuntas no enfrentamento à pandemia de covid-19. Apenas o chefe do executivo de Paulínia não esteve no encontro.
Os prefeitos descartaram um lockdown e a antecipação de feriados, medidas tomadas por outros municípios do estado, mas decidiram adotar um toque de recolher com punições mais severas, seguindo o adotado por Campinas desde a noite de quinta-feira. As medidas já entrar em vigor nesta sexta.
O Prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), mais uma vez falou sobre o impacto de um lockdown na locomoção de trabalhadores da área da saúde, e também de idosos que buscam a vacinação, uma vez que tal medida suspende o transporte coletivo. Ele mesmo havia formalizado a proposta de lockdown em encontro dos prefeitos na terça-feira (16), mas a medida não será adotada, ao menos neste momento.
Uma nova reunião do Conselho de Desenvolvimento foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, às 9h, de forma virtual.