Ouça ao vivo

Sistema de vacinação envolve cuidados e segurança

Foto: Danilo Braga

Até chegar ao braço das pessoas, a vacina contra Covid 19 passa por um longo um caminho, repleto de cuidados, processos e pessoas. Depois que as doses chegam à Campinas, enviadas pelo Governo do Estado de SP, a prefeitura passa a ser responsável pelo armazenamento e distribuição das doses.

Na cidade, são cinco pontos de vacinação. Somente em um deles, no Centro de Vivência dos Idosos, que fica no Parque Taquaral, são aplicadas cerca de mil doses por dia. Para isso, os funcionários assumem seus postos de trabalho antes mesmo delas chegarem. Todos os dias, os frascos com o medicamento são transportados do almoxarifado da prefeitura até cada um dos locais de aplicação sob escolta da Guarda Municipal.

E durante todo o processo, as medidas de controle e segurança continuam, desde a temperatura até a distribuição das doses. Cada um dos servidores responsáveis pela aplicação, precisa devolver os frascos vazios para poder retirar outros, como explica a coordenadora do CVI, Márcia Regina Máximo.

Para a agente de saúde Silvane Bertozzo, mesmo para quem já havia participado de outras campanhas de imunização, a chegada da vacina contra Covid e todo o contexto da pandemia, trouxeram novos desafios.

E mesmo com todas as adaptações que precisaram ser feitas no sistema público de saúde, o início da vacinação em Campinas, trouxe alento aos profissionais da área, como a enfermeira e articuladora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zocolotti.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.