SP repercute decisão do STF sobre pagamentos de UTIs

Foto: reprodução/YouTube

O governador de São Paulo, João Doria, comentou a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que concedeu uma liminar em ação ajuizada pelo estado, juntamente com o Maranhão e a Bahia, contra o Governo Federal para a retomada do custeio de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19. De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, em dezembro, o Ministério da Saúde pagava 3.822 leitos no estado, mas passou a subsidiar o funcionamento de apenas 564 unidades neste ano. O custo diário de uma UTI covid é de R$ 1,6 mil. A decisão obriga o Ministério da Saúde a pagar imediatamente o mesmo número de leitos que eram pagos em dezembro nos três estados.

Em São Paulo, a secretaria de saúde bancou os leitos com os próprios recursos. De acordo com a procuradora do estado, Camila Pintarelli, o Palácio dos Bandeirantes deverá ingressar com nova ação no STF, pedindo o ressarcimento desses valores. “Evidentemente vamos cobrar o ressarcimento. Recentemente o estado de São Paulo propôs uma via conciliatória no STF, porque uma vez cumprida a liminar pela União, nós continuemos discutindo esse encontro de contas numa via com todos os entes da federação”, disse. O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn disse que ainda não houve repasses ao estado após a decisão do Supremo e que ainda nesta segunda-feira, 01, vai cobrar celeridade no processo. “Agora no período da tarde estaremos enviando um ofício, cobrando a celeridade no envio desses recursos, principalmente no momento que vivemos uma calamidade no nosso sistema de saúde. E nós temos que ter recursos para continuar financiando as nossas ações na área da saúde”, afirma.

O governador João Doria lamentou que a situação tenha chegado nesse ponto, ainda mais por se tratar de um dos momentos mais complicados da pandemia no Brasil. “Que tristeza termos que recorrer à justiça para termos leitos de UTI para salvarmos vidas. Isso já deveria fazer parte de uma coordenação nacional, independentemente de solicitação ou de recursos judiciais”, disse. Em relação à vacina, o Instituto Butantan vai entregar mais 900 mil doses da CoronaVac nesta quarta-feira ao Ministério da Saúde. Em março, deverão ser disponibilizadas 21 milhões de doses, número 17% maior do que a previsão do mês. Já nesta quinta-feira, o Butantan recebe mais 08 mil litros de insumos vindos da China, suficientes para a produção de mais 14 milhões de doses da vacina. O produto chegará no aeroporto de Guarulhos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vice-prefeito de Hortolândia é preso em operação da PF que investiga fraudes em contratos

PF faz grande operação na região para apurar fraudes em contratos da Educação

Câmara de Limeira abriu CPI para investigar contrato com empresa alvo da Coffee Break dias antes da operação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.