A CoronaVac já se provou segura e capaz de provocar reações imunológicas em crianças e adolescentes. A vacina contra covid-19, da Sinovac Biotech, passou por testes em fase inicial e os resultados foram divulgados nesta segunda-feira pela empresa chinesa.
Os resultados preliminares são de testes clínicos com mais de 500 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos. Os pacientes receberam duas doses médias ou baixas da vacina ou um placebo.
O laboratório afirma que a maioria das reações adversas foram brandas. Duas crianças que receberam a dose menor tiveram febre alta. Os níveis de anticorpos desenvolvidos pela vacina em crianças foram maiores do que os observados em adultos e idosos.
Esses dados preliminares ainda não foram publicados em revistas especializadas ou analisados pela comunidade científica. Os testes avançados que testam a capacidade da vacina impedir a doença ainda não incluíram menores de idade.
A empresa testa também uma terceira dose como mais um reforço em ensaio clínico na China. Os participantes do estudo recebem a terceira dose após oito meses da segunda.