O professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, venceu a consulta para reitor da Unicamp. Em uma disputa acirrada, Tom Zé ficou com 51,97% dos votos no segundo turno, enquanto o médico Mário Saad teve 48,03% dos votos.
Participaram do segundo turno 12,6 mil estudantes, professores e funcionários. Os votos dos docentes têm peso três, enquanto os de funcionários e alunos têm peso um. Tom Zé venceu entre os professores com uma diferença pequena, mas uma ampla margem de votos dos alunos ajudou a decidir o pleito. Mário Saad teve os votos da maioria dos funcionários. A vice na chapa eleita é Maria Luiza Moretti, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
A consulta ainda não define o novo reitor, mas sim, a ordem na lista tríplice a ser enviada ao governador João Doria (PSDB), que fará a escolha dentre os três nomes apontados. Porém, tradicionalmente, a ordem da lista é respeitada. Com o resultado, Tom Zé é o primeiro da lista, Mário Saad o segundo, e o terceiro nome é o de Sérgio Salles, diretor do instituto de Geociências, que ficou na terceira colocação no primeiro turno. Agora a lista será entregue ao governador, que deverá decidir o novo reitor no início de abril.
A posse está prevista para 19 de abril, e o reitor seguirá no cargo até 31 de dezembro de 2024. O mandato será mais curto que o habitual, por conta de uma adequação realizada no calendário do Conselho Universitário (Consu).