A venda de automóveis para o exterior cresceu 147% em fevereiro na Região Metropolitana de Campinas. Embora as exportações e importações tenham caído no ano passado em razão da crise causada pela pandemia e outros segmentos continuem em queda, o aumento na venda de veículos fez com as exportações da região registrassem alta de 2,7% em relação ao mesmo período de 2020.
O estudo, realizado pelo Observatório PUC-Campinas, indica sinais de recuperação da indústria automobilística neste início de 2021. Além de automóveis, também houve crescimento, em fevereiro, nas exportações de peças para motores e máquinas para construção civil, produtos que se enquadram nas categorias de média-alta e alta complexidades.
Para o economista Paulo Oliveira, responsável pelas análises, uma das justificativas para o aumento é que os setores que envolvem frotas continuaram operando e por isso, os investimentos puderam continuar sendo feitos.
Além disso, o especialista explica que os hábitos de consumo das famílias também mudaram com a crise sanitária e as medidas de restrição em que precisaram ser impostas. Com a diminuição dos gastos em serviços, como bares e restaurantes, parte da renda passou a ser utilizada para aquisição de bens duráveis.
Por outro lado, os dados do Ministério da Economia analisados pelo Observatório mostraram quedas nas vendas de outros produtos como medicamentos, peças e acessórios para veículos. O que aponta redução na atividade para segmentos das indústrias química e farmacoquímica da região.