Anvisa autoriza testes de mais uma vacina no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Sputnik V/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (8) testes de uma nova vacina contra a covid-19. Os ensaios clínicos foram autorizados por meio de uma publicação da Anvisa no Diário Oficial da União (DOU).

O imunizante, o quinto autorizado pela Anvisa para estudos, foi desenvolvido por dois laboratórios: O GlaxoSmithKline, do Reino Unido, e o Medicago, do Canada. A vacina utiliza a proteína S, e uma tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus. O imunizante será aplicado em duas doses, com intervalo de 3 semanas entre as aplicações.

O ensaio clínico, com voluntários, foi autorizado no Brasil após passar pelos estudos pré-clínicos. As fases de análise 1 e 2 são realizadas simultaneamente nos Estados Unidos e no Canadá, e o Brasil será utilizado na fase 3 do estudo, com análises randomizadas, ou seja, cegas para o observador, com uso das doses da vacina e também de um grupo que receberá o placebo.

Além do Brasil, ocorrerão testes da fase 3 no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, além de outros países da Europa e da América Latina. Segundo a Anvisa, a autorização para a fase 3 no Brasil foi concedida após análise das etapas anteriores, que apontaram que a vacina tem um perfil de segurança aceitável dentre as vacinas em desenvolvimento.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também