A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (8) testes de uma nova vacina contra a covid-19. Os ensaios clínicos foram autorizados por meio de uma publicação da Anvisa no Diário Oficial da União (DOU).
O imunizante, o quinto autorizado pela Anvisa para estudos, foi desenvolvido por dois laboratórios: O GlaxoSmithKline, do Reino Unido, e o Medicago, do Canada. A vacina utiliza a proteína S, e uma tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus. O imunizante será aplicado em duas doses, com intervalo de 3 semanas entre as aplicações.
O ensaio clínico, com voluntários, foi autorizado no Brasil após passar pelos estudos pré-clínicos. As fases de análise 1 e 2 são realizadas simultaneamente nos Estados Unidos e no Canadá, e o Brasil será utilizado na fase 3 do estudo, com análises randomizadas, ou seja, cegas para o observador, com uso das doses da vacina e também de um grupo que receberá o placebo.
Além do Brasil, ocorrerão testes da fase 3 no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, além de outros países da Europa e da América Latina. Segundo a Anvisa, a autorização para a fase 3 no Brasil foi concedida após análise das etapas anteriores, que apontaram que a vacina tem um perfil de segurança aceitável dentre as vacinas em desenvolvimento.