Campinas registra 529 casos de dengue este ano

Foto: Danilo Braga

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou os dados de 1º de janeiro e 8 de abril sobre a situação da dengue na cidade. Foram confirmados, até esta quinta-feira, 529 casos em 2021, e as regiões Sudoeste e Noroeste são as mais afetadas. A primeira com 152 e a segunda com 106.

Na sequência, estão as regiões Sul, com 92; a Norte, com 91; e a Leste, com 88. Entre os bairros que integram estas regiões, a Vila União, por exemplo, tem 45 casos. A situação preocupa a moradora, Maria Alice, que relata descuido da dos próprios moradores que despejam entulho nas ruas.

Na Jd. Capivari, a população também reclama do descaso de alguns moradores que despejam entulho e lixo nas ruas, muitas vezes, logo depois que a prefeitura realiza a limpeza. Ao circular pelo bairro, a CBN Campinas flagrou lixo irregular próximo ao córrego na Rua Padre Vitor Coelho de Almeida.

Já, em alguns casos, como Jd. Sta. Lúcia, por exemplo, com 10 casos confirmados este ano, a população tem demonstrado mais cuidado com a limpeza, sem relatos de criadouros nas ruas. Entre os bairros com mais casos estão os DiCs I, III e IV, como 23, 24 e 66 respectivamente. Santos Dumont, com 41 e Santo Antônio, com 46.

A prefeitura de Campinas informou que mantém um programa de controle e prevenção da doença, porém reafirma que cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Segundo o Devisa, 80% dos criadouros estão dentro de casa.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso remover latas, pneus e outros objetos que possam acumular água. Os vasos de plantas aquáticas devem ter a água trocada semanalmente e os pratinhos dos vasos devem ser eliminados. É importante, também, vedar a caixa d’água e limpar a calha. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados, assim como os ralos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.